-
Arquitetos: Zecc Architecten; Arquitetos de interiores: Roel van Norel; Zecc Architecten, Roel van Norel
- Ano: 2014
-
Fotografias:Stijn Poelstra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na zona rural, ao norte de Utrecht, foi projetada uma pequena residência de veraneio feita em madeira, com uma grande abertura em direção ao jardim que pode ser fechada através de persianas igualmente feitas em madeira.
O desenho da residência foi planejado através de uma colaboração especial entre Zecc e o designer de interiores Roel van Norel. Zecc definiu o conceito básico da residência e logo Roel van Norel desenvolveu o projeto completo até o mínimo detalhe.
A residência substituiu uma estufa da antiga construção, cujo perímetro de fundações foi reutilizado como ponto de partida para o novo projeto. A arquetípica casa é simples: uma cobertura de duas águas de ardósia, uma chaminé e um revestimento de madeira de cedro vermelho. A casa se funde com a paisagem através do uso de materiais naturais. O croqui arquitetônico, o desenho de interiores e sua realização estavam concentrados em uma só pessoa. Isto conferiu ao local um alto nível nos seus detalhes e acabamentos.
O refinamento do desenho está na sua assimetria, detalhamento e interior. A residência está completamente fechada por um lado através de elementos verticais posicionados na fachada. O outro lado abre-se à natureza e está equipado com persianas móveis. Desta maneira, a luz do sol e a permeabilidade visual podem ser controladas.
As ripas horizontais das persianas continuam no revestimento da casa, de modo que, quando estão fechadas cria-se um caráter hermético. A parte frontal é completamente transparente e possui uma fachada massiva de aço sem polimento.
A estrutura consiste em quatro pilares com uma viga. A esquadria da fachada oeste, totalmente envidraçada, é posicionada atrás da viga e portanto desaparece aos olhos dos usuários.
A parte frontal é utilizada como cozinha, sala de estar e jantar. Na parte posterior, por sua vez, está o dormitório. O espaço pode ser separado por painéis deslizantes. Em cima da área dos dormitórios forma-se um pequeno mezanino.
Na lado opaco da fachada, todas as instalações estão integradas em uma parede de madeira de carvalho: a cozinha, o fogão à lenha, um banheiro, uma ducha e vários armários. Inclusive a base da cozinha foi desenhada como uma gaveta... cada centímetro quadrado da casa foi pensado e é aproveitado.